domingo, 14 de dezembro de 2008

Encantos da Ilha do Mel

Pessoal,

A seguir escreverei um pouco sobre uma Ilha que está localizada no litoral paranaense, conhecida como Ilha do Mel. É permitida hoje a entrada de 5.000 visitantes, sendo este número a lotação máxima. Na ilha não é autorizada a entrada de carros ou motos e não há vias de asfalto em toda a sua extensão. Apenas areia e pouco, muito pouco calçamento próximo a algumas pousadas.

Quisera eu ser um poeta para poder definir em palavras as sensações e momentos que vivi neste local. Foram dias maravilhosos que passei sozinho ou ao lado de pessoas que me cativaram logo no primeiro instante. A ilha tem esta magia, este encanto doce, como seu próprio nome define, que nos deixa receptivo a um simples sorriso transformando este em uma linda amizade. Comecei muito bem meu passeio, sentado sobre o morro da gruta de encantadas, paralisado diante de tamanha beleza.


Os sons que se ouviam eram apenas de ondas batendo contra rochas e dos pássaros “conversando” ao meu redor. Ao fechar os olhos neste local, é impossível lembrar de qualquer coisa que lhe perturbe ou lhe cause algum incomodo e o que vem à mente são apenas coisas e pessoas que significam muito a você e momentos que passaram juntos. Se você ainda não teve este prazer, sugiro que experimente. Garanto que não irá se arrepender. Mas ao abrir os olhos, se for final de tarde, esteja voltado para o lado da ilha conhecido como encantadas, onde se tem a indescritível visão do pôr-do-sol.



No dia seguinte estava decidido a sair pela ilha, sem hora para voltar. Apenas com o objetivo de achar lindos lugares para sentar e admirar. Confesso que não foi difícil de encontrá-los e sim selecionar fotos que pudessem traduzi-los. Pude sentar em uma praia quase deserta, sentindo o vento em meu rosto e curtir os pássaros brincando. Observar montanhas que mais parecem proteger a ilha e seus encantos, tornando-os mais emocionantes ao serem descobertos. Aprender um pouco com a história que a ilha nos oferece, principalmente em sua fortaleza construída no século XVIII. Conhecer o Farol das Conchas, que guia os navios que seguem em direção ao porto de Paranaguá. Encantar-me com a Gruta das Encantadas, que como reza a lenda, seria a morada de belas sereias as quais despertavam paixões em pescadores locais,... entre outros tantos lugares e momentos.



Passei por muitos lugares lindos, mas sentia que faltava algo. Sempre ouvi dizer que a vida não se mede pelo número de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos fazem perder o fôlego. Eu tinha a certeza de que aquela ilha tinha o seu cantinho que me faria passar por mais um momento a ser contado desta forma. Ao observar a Gruta de Encantadas, fiquei me imaginando dentro dela, esperando o sol nascer a sua frente como se surgisse lentamente de dentro do mar, convidando a todos para apreciá-lo,... acredito ter conseguido este momento.


Depois desta experiência, era hora de dividir as imagens com os amigos que fiz. Pessoas que eu só tenho a agradecer pela receptividade e por terem me aceitado no grupo. Eram pessoas de diferentes partes do Brasil, todas com o mesmo objetivo: aproveitar muito os últimos momentos de 2007 e começar o novo ano renovados, com muitos sorrisos e energias positivas. E foi assim que chegamos a mais um final de ano,... rindo muito, brincando, aprendendo com experiências compartilhadas e com a certeza de que a vida é simples sim e para ser feliz basta você não complicá-la. E se você quer aproveitar a vida, distante de tudo que lhe faz esquecer desta simplicidade, venha para a Ilha do Mel. Aproveite seus momentos, sozinho ou acompanhado, fazendo aquilo que lhe traga esta energia positiva que muitas vezes a rotina do dia-a-dia nos consome.


Na ilha você também encontra “vida noturna”. Pra quem gosta de um barzinho a beira mar ou um bom forró, é possível aproveitar este lado também. Normalmente as festas na ilha vão até às 2h da manhã. Mas lembrem-se, é uma área de preservação ambiental. Por tanto, não jogue lixo pela ilha e se beber, evite deixar a sua lata ou garrafa em qualquer canto, como ainda se vê muito em datas festivas, quando a ilha enche de pessoas sem a mínima cultura ambiental. Por incrível que pareça, as pessoas que mais senti esta consciência foram os estrangeiros, que visitam aos montes este local. Nós, os Brasileiros, infelizmente ainda não temos a mentalidade de cuidar do que é nosso.

Onde ficar:
O visitante tem a opção de ficar em camping ou pousada. Não faltam opções, mas indico em particular o local que estive.

Hotel Pousada A Ilha Verde: Está localizado em encantadas, a 50 metros à direita do desembarque. Fácil de achar, e muito mais cômodo, por não precisar se deslocar com bagagens pela areia da praia a um local distante. A pousada oferece acomodações de vários tipos, de acordo com o gosto do visitante. O lugar é muito bonito, limpo, organizado e conta com pessoas maravilhosas que lhe atendem de uma forma que você se sente parte do local. E ainda mais, quem gosta pode se acomodar no jardim da pousada no fim da tarde e aproveitar o mais belo pôr-do-sol visto da ilha.
Contatos para reservas:
Telefones.: (41)3264-3057 / 3426-9036 / 9258-4976 / 9926-3377
E-mail.: ailhaverde@gmail.com



Bom passeio a todos e coloco-me a disposição para qualquer informação adicional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário